Sustentabilidade

Responsabilidade Ambiental

 

A consciência sustentável é um valor muito importante para nós, e é por isso que buscamos sempre inserir novos conceitos para contribuir com o meio ambiente.

Atuamos na implementação contínua de melhorias que tragam benefícios ambientais, e que incentivem os nossos colaboradores, consumidores e a comunidade a fazerem o mesmo.

 
AÇÕES

Valorizamos ações que reduzam os impactos ambientais e conservem a natureza, promovendo o bem comum. Acreditamos que juntos podemos criar um futuro melhor para a sociedade.

Dentre as nossas ações, podemos apontar as principais:
• Estrutura que impede a propagação da poeira na atmosfera, seguindo recomendações técnicas;
• Reutilização do calor dos fornos e do gerador de ar quente para secagem das peças, com a utilização de resíduos de madeira na fornalha, foi possível reduzir em 7% a emissão de gases de efeito estufa (CO2), ou seja, uma redução de 317 toneladas de CO2 por ano;
• Gerenciamento dos resíduos realizado em todo o processo produtivo;
• ETE – Estação de Efluentes utilizada para o reaproveitamento dos líquidos e dos sólidos, com garantia da correta tratabilidade;
• Almoxarifado de produtos controlados, preparado para armazenamento correto com segurança e sem o risco de contaminações;
• APP – Área de Proteção Permanente com cerca de 1800 árvores nativas plantadas em uma área reservada na empresa.

 
SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS PARA VARIADOS PROJETOS

A cerâmica tem como principal matéria-prima a argila, que é extremamente sustentável. Seguimos investindo em soluções completas para o desenvolvimento e fabricação dos produtos, atendendo às normas e legislações ambientais vigentes.

 
SISTEMA KERAGAIL

O sistema KeraGail também está alinhado com os conceitos da sustentabilidade, desde o projeto à concepção do empreendimento, produção e durabilidade. Além disso, os painéis cerâmicos extrudados que compõem o sistema utilizam de 15 a 20% de material reciclado. Os perfis de alumínio são materiais 100% recicláveis.

Eficiência energética: O sistema contribui de forma eficaz para redução do consumo de energia elétrica destinado para climatização artificial, possibilitando dimensionamento de equipamentos de ar-condicionado de menor porte e potência reduzida. Segundo Construlink, estudos comprovam economia em climatização em torno de 50%.

Manutenção e limpeza: O KeraGail tem vida útil de projeto de 60 anos e é autolimpante. Como resultado, reduz praticamente toda a necessidade de limpeza das fachadas, evitando o consumo excessivo de água e o uso de detergentes.

Redução de poluição: Cada 1.000m² de KeraGail equivalem a contribuição de 70 árvores de médio porte para a redução da poluição do ar, graças ao tratamento de superfície com dióxido de titânio.

Não geração de resíduos: desenvolvido sob medida para cada obra. Sendo assim, reduz praticamente a zero a geração de resíduos no canteiro de obras.

 
CERTIFICAÇÕES AMBIENTAIS

Certificação LEED: O sistema KeraGail contribui para obtenção da Certificação LEED com até 18 pontos, incluindo análise de energia e atmosfera, materiais e recursos, qualidade ambiental, inovação e design.

Certificação Aqua – Fundação Vanzolini: o sistema KeraGail também colabora para Certificação Aqua. Sendo um sistema de baixa necessidade de manutenção, com insumos 100% recicláveis, possui vida útil estimada de 60 anos. Durabilidade com baixos custos de manutenção, baixo impacto ambiental e redução de consumo dos recursos naturais.

NBR ISO 14000: garante a redução da carga de poluição gerada pela organização, porque envolve a revisão de um processo produtivo visando à melhoria continua do desempenho ambiental, controlando insumos e matérias-primas que representem desperdícios de recursos naturais.